Curso de Graduação em

Viticultura e Enologia

Conheça o curso

O tecnólogo em Viticultura e Enologia atua na produção vinícola e diversos setores da indústria de vinhos. Esse profissional é habilitado para planejar, gerenciar, implantar e avaliar todas as etapas de produção, desde a escolha das cepas de uva, plantio, colheita, processamento, fermentação, envase, armazenagem e comercialização, até a degustação e atividades de sommelier. Também são atribuições desse profissional a análise sensorial, o controle de qualidade, a supervisão dos processos de produção e conservação, as atividades de controle ambiental e a cultura do vinho e dos espumantes.

CÂMPUS URUPEMA
Vagas: 40 por semestre
Duração: 6 semestres
Carga Horária: 3310 h/aula
Turno: Integral
(Prioritariamente matutino)
  • Matriz Curricular

  • Infraestrutura

    O Câmpus Urupema possui seis salas de aula, equipadas com projetores multimídia e sistema de aquecimento, oito laboratórios para atividades de ensino, pesquisa e extensão, um auditório para aproximadamente 100 pessoas com recurso de videoconferência, uma sala destinada a incubação de empresas e associações, um laboratório de informática e uma sala de tutoria para atividades a distância a qual poderá ser utilizada para aulas de informática. O câmpus conta também com quatro veículos automotivos, sendo duas caminhonetes, com capacidade para cinco passageiros, um veículo sedan com capacidade para cinco passageiros e um microônibus com trinta lugares, para viagens e visitas técnicas.

    • Biblioteca: a estrutura física oferece condições apropriadas às práticas de estudo em um ambiente climatizado e iluminado em uma área ampla de 67 m2 distribuída em salão, salas de estudo coletivo e sala da administração e processamento técnico dos materiais. A biblioteca está informatizada com o sistema Sophia Biblioteca. O acervo dispõe de livros, periódicos e acesso a bases de dados do Portal Capes de acordo com os cursos oferecidos no Câmpus. Atualmente, a biblioteca conta com 1800 exemplares cadastrados em seu sistema, os quais atendem as áreas dos cursos ofertados no Câmpus: Técnico em Fruticultura, Técnico em Agroindústria, Superior em Enologia e Viticultura, além dos cursos Formação Inicial e Continuada e Pronatec.
       
    • Instalações e laboratórios de uso geral e especializados: estrutura disponível para o curso superior em Viticultura e Enologia envolve laboratórios de formação específica em Análise de Químicas de Alimentos, Análise Sensorial, Microbiologia, Laboratório de Microvinificação, além de um laboratório de ensino para uso geral, na área de química, física e biologia, e um laboratório de informática.

    O câmpus dispõe ainda de uma sala de reagentes para estoque de reagentes e materiais que abastecem os laboratórios, duas câmaras frias, onde são armazenadas as matérias-primas perecíveis. É importante ressaltar que todos os laboratórios são espaços arejados e iluminados e com toda a infraestrutura de segurança física, como câmaras de exaustão para gases e kits de primeiros socorros, além de chuveiros de emergência, lava olhos e extintores de incêndio nos corredores, na proporção correta e devidamente sinalizados.

  • Projetos de Pesquisa e Extensão

    • Projetos de pesquisa na área de produção de uvas para vinho concluídos:
      - Cordão esporonado é o melhor sistema de poda para a variedade 'Syrah' no Planalto Sul Catarinense
      - Adaptação do tipo de poda na variedade 'Sauvignon Blanc' em vinhedos de região de altitude.
       
    • Projetos de extensão concluídos:  
      - 10° SNCT, nos dias 23 e 24/out/2013
      - Oficina de Elaboração e Degustação de Vinhos Finos de Região de Altitude, com palestras: Mercado, regiões produtoras e potencial das regiões de altitude para a produção de vinhos. Palestrante: MSc. Alberto Fontanella Brighenti - UFSC
      - Análise sensorial e degustação de vinhos. Palestrante: Dra. Luciane Isabel Malinoviski - UFSC
       
    • Demais projetos de pesquisa e extensão estão sendo elaborados para atender as áreas de produção de uva, enologia e serviços em função do início do curso no ano de 2015. 
  • Certificação

    Tecnólogo em Viticultura e Enologia

  • Contato/Local

    Coordenador: Carolina Berger
    E-mail: carolina.berger@ifsc.edu.br
    Telefone: (49)3236-3117

    IFSC Câmpus Urupema
    Estrada do Senadinho, s/n, Centro, Urupema - SC, CEP 88625-000
    Fone: (49) 3236-3100

    Site: http://urupema.ifsc.edu.br

  • Como estudar no IFSC

    As vagas do curso serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.

    Mais informações e inscrições em www.ifsc.edu.br
Informação atualizada em: 28/09/2016

Copyright @ 2014 | Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Todos os Direitos Reservados.