Curso de Graduação em

Gestão em Turismo

Conheça o curso

O curso forma gestores turísticos, que são profissionais com competência e habilidades para administração de destinos, atrativos e organizações turísticas. São profissionais com visão crítica e empreendedora, preparados para a concepção, gestão e supervisão operacional de projetos turísticos, prestação de serviços de assessoria técnica e consultoria. Os formandos também estarão capacitados para atuar com pesquisa no ramo do turismo.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CONTINENTE
Vagas: 40 por ano
Duração: 6 semestres
Carga Horária: 1800 h/aula
Turno: Noturno
  • Matriz Curricular

  • Infraestrutura

    O Campus Florianópolis-Continente possui 12 salas de aula, dotadas de iluminação natural e artificial por lâmpadas frias, além de ventilação natural. As salas possuem 40 cadeiras cada, projetor multimídia, computador, acústica adequada, amplificador, monitor, quadro branco, telão retrátil e condicionador de ar.

    O espaço interno do Câmpus Florianópolis-Continente possui acessibilidade a pessoas com deficiência física ou com baixa mobilidade. Há rampa de acesso para o segundo pavimento. Há banheiros adaptados para uso por cadeirantes. 

    O curso conta com quatro laboratórios didáticos especializados, conforme segue:

    - Laboratório de Serviços de Restaurante com capacidade para 80 convidados na realização das aulas práticas de serviços de restaurante e bar nas unidades curriculares de Alimentos e Bebidas, com montagem de mesas, decoração e simulação de serviços à mesa. Possui enxoval completo atendendo a grande variedade de eventos e propósitos pedagógicos. Está equipado com jogos completos de talheres e utensílios de serviço, máquinas de café expresso e moedor de grãos, refrigerador, armários, bancadas de serviço e cuba para higienização de utensílios.

    - Laboratório de Bebidas e Enologia, equipado com balcão, bancada com pia, geladeira, copos e utensílios para realização das aulas práticas de bebidas nas unidades curriculares de Alimentos e Bebidas.

    - Laboratório de Reservas e Idiomas, com equipamentos de informática instalados com software de gerenciamento hoteleiro e programa de ensino interativo de idiomas nos componentes curriculares de Línguas.

    - Laboratório de Informática, com equipamentos de informática instalados com softwares variados e acesso à internet, utilizado por algumas unidades curriculares para realização de trabalhos de pesquisa, produção de textual e elaboração de planilhas.

    O Câmpus possui cantina, biblioteca e um mini auditório equipado com capacidade para 80 pessoas. 

  • Projetos de Pesquisa e Extensão

    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo propõe expandir a cultura da pesquisa e da extensão, estimulando os discentes a serem também pesquisadores da área. Nesse contexto, o curso busca desenvolver projetos técnico-científicos de forma multi e interdisciplinar, com forte integração entre as áreas do curso. Desta forma há um incentivo aos discentes para a produção do conhecimento e à participação deles, em conjunto com os professores do curso, em programas institucionais de bolsas de iniciação científica e de outros programas de fomento à pesquisa e à extensão. A utilização dos projetos de pesquisa e extensão promoverão experiências de ensino e aprendizagem permanentes, vinculadas aos componentes curriculares.Tendo em vista que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo contribuirá com o desenvolvimento de pesquisa e extensão de modo que também beneficiará os demais cursos ofertados pelos Câmpus. As atividades de extensão estão divididas em dois componentes curriculares, um de 60 horas na quarta fase e outro de 120 horas na sexta fase.

  • Certificação

    Diploma de curso superior em Gestão em Turismo.

  • Contato/Local

    Coordenador: Fabiana Calçada de Lamare Leite
    E-mail: gestaoturismo.tecnol.cte@ifsc.edu.br
    Telefone: (048)3877-8430

    Câmpus Florianópolis - Continente do IFSC
    Endereço: Rua 14 de julho, 150. Enseada dos Marinheiros, Coqueiros – Florianópolis – SC
    http://www.continente.ifsc.edu.br/

     

     

     

  • Como estudar no IFSC

    A forma de ingresso de discentes para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo dar-se-á por meio de processo seletivo do tipo SISU e ENEM, atendendo às políticas de inclusão e aos editais do Departamento de Ingresso do IFSC.

    Mais informações e inscrições em www.ifsc.edu.br
Informação atualizada em: 12/09/2017

Copyright @ 2014 | Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Todos os Direitos Reservados.