Curso de Graduação em

Hotelaria

Conheça o curso

O planejamento e a operacionalização de espaços, equipes e atividades nos diversos departamentos de hotéis, resorts, flats, spas, estâncias e complexos turísticos são as atividades do tecnólogo em Hotelaria. Ele coordena desde serviços de limpeza, arrumação e ornamentação de diversos ambientes, até aspectos de gerenciamento, como contratação, orientação e supervisão de funcionários, organização da infraestrutura e instalações do estabelecimento. Pode ainda auxiliar na montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com empresários e autoridades locais.

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CONTINENTE
Vagas: 40 por semestre
Duração: 6 semestres
Carga Horária: 2000 h/aula
Turno: Matutino
(Matutino)
  • Matriz Curricular

  • Infraestrutura

    O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria utilizará os laboratórios instalados no câmpus e em outros locais para o desenvolvimento de aulas práticas. Os laboratórios especializados possuem normas de funcionamento, especialmente para utilização e segurança atendendo aos aspectos de adequação à estrutura curricular implantada, com disponibilidade de produtos, equipamentos e insumos para as aulas. O Laboratório de Hotelaria funciona por meio da contratação pessoa jurídica para a locação de espaço físico para realização das aulas práticas no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC. As aulas realizadas em hotéis em operação proporcionam o desenvolvimento de competências que visam atingir a qualificação necessária do sujeito para o seu exercício profissional. 

     

     

     

     

     

     

     

  • Projetos de Pesquisa e Extensão

    A articulação do ensino com a pesquisa e a extensão, no curso Superior de Tecnologia em Hotelaria se dá em especial, por meio de trabalhos inter e multidisciplinares que possibilitem a integração dos componentes curriculares do curso, pois envolvem a participação do corpo docente, discente e em vários momentos com a comunidade externa. Estas atividades realizadas são relacionadas à pesquisa e à extensão, já que possibilitam desenvolver a integração entre a teoria e a prática por meio da organização e/ou participação em eventos que envolvam o curso e a comunidade externa ou ainda, pelo desenvolvimento de trabalhos de pesquisas orientadas pelos docentes do curso.

  • Certificação

    Ao final da conclusão da Unidade Curricular de Segurança dos Alimentos, oferecida na 2ª fase, os alunos poderão requerer um “Certificado de Participação em Treinamento de Manipulador de Alimentos”, a partir das seguintes condições: ter frequência mínima de 75% e conceito de aprovação na Unidade Curricular Segurança dos Alimentos.

    No término do curso, os alunos receberão o diploma de Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria.

  • Contato/Local

    Coordenador: Fabíola Martins dos Santos
    E-mail: hotelaria.tecnol.cte@ifsc.edu.br
    Telefone: (48)3877-8415

    IFSC Câmpus Florianópolis-Continente
    Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros, Florianópolis - SC, CEP 88075-010
    Fone: (48) 3877-8430 / 38778415
    Site: www.continente.ifsc.edu.br

     

  • Como estudar no IFSC

    As vagas do curso serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.

    Mais informações e inscrições em www.ifsc.edu.br
Informação atualizada em: 05/04/2017

Copyright @ 2014 | Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Todos os Direitos Reservados.